Diante da crescente demanda mundial por alimentos e oferta de novas tecnologias, o número de empresas que atuam com vendas para o agronegócio é crescente. Consequentemente, a concorrência é aumentada de forma significativa.
Assim, para se manter atuantes neste mercado e realizar vendas mais expressivas em pleno 2022, essas empresas se veem obrigadas a investir em boas estratégias que aumentem a produtividade de sua representação comercial de vendas.
Essas estratégias dependem do uso de boas ferramentas de gestão de vendas e relacionamento com o cliente e, nada melhor do que ter um CRM específico para o agro para ajudar a equipe a virar uma legítima máquina de vendas!
Dessa forma, convidamos você a acompanhar algumas dicas para melhorar as vendas e o relacionado de seu time com seu público-alvo, além da real importância do CRM para o agronegócio neste contexto.
Vendas no agronegócio: Da abordagem inicial ao pós-venda
Se você tem uma empresa que atua no Agronegócio, inevitavelmente em algum momento irá precisar ter uma equipe especializada em vendas.
Link da imagem: Giro do Boi
Em pleno 2022, temos cada vez mais profissionais que precisam vender máquinas, implementos e insumos agrícolas aos produtores rurais, temos consultores que precisam vender seus serviços, e indústrias e varejo que precisam fazer a venda final ao consumidor final.
Exatamente por isso, o processo de vendas para o agronegócio é uma arte, onde o melhor se destaca e tem bons resultados e o pior é “colocado para escanteio”.
Assim, para ser o melhor é imprescindível seguir o funil de vendas, como esquematizado na imagem abaixo.
Este funil de vendas engloba:
1 – Abordagem inicial
Partindo do pressuposto que o cliente está buscando uma necessidade a ser atendida ou um problema a ser solucionado, como agir?
Inicialmente, todo vendedor deve ser simpático e cumprimentar de forma receptiva seu cliente, seja ele de primeira compra ou um cliente “fidelizado”. É importante que ele seja, acima de tudo, amigo da pessoa, mesmo que ela não se torne um cliente.
2 – Pesquise e saiba o que o cliente quer
O que diferencia um time de vendas de sucesso e os vendedores comuns é justamente a adoção de técnicas que permitam tirar o máximo de informações dos clientes e oferecer a solução certa.
Aqui, ter conhecimento sobre os produtos ou serviços que você oferece não é um diferencial, e sim uma obrigação, principalmente no mercado de vendas agro. O que todo vendedor precisa ter como diferencial é conhecer as pessoas.
3 – Entregue benefícios e valor ao seu cliente
No Agronegócio, nem sempre o preço é o único fator de decisão dos clientes. Sob essa ótica, venda uma solução que tenha valor e não preço. Seu produto ou solução pode até ser mais caro, mas se ele tiver valor para solucionar um problema, seu cliente escolherá você.
Por isso, é importante conhecer seu produto ou serviço, mas também o que fazem os concorrentes, com seus benefícios e problemas que você pode lançar como argumento.
4 – Tenha uma boa negociação
Todo cliente sabe que vai investir muito dinheiro em uma solução ou produto. Ele quer ter a certeza de que está realizando a melhor compra e, para isso, fará muitas pesquisas de mercado e vai tentar “barganhar”.
Diante disso, ter dados em mãos e promover uma comunicação mais eficiente é importante no processo de negociação. Conheça suas políticas, prazos de entrega, preços e afins e esteja pronto para negociar e fechar um negócio.
5 – Fechamento
Quando bem feito, o processo de vendas naturalmente resulta no fechamento da venda.
Para aqueles clientes que já possuem certo relacionamento com a empresa/vendedor, é possível utilizar a técnica de “fechamento natural” da venda onde o vendedor naturalmente faz o fechamento sem maiores problemas.
Neste processo, normalmente são utilizadas perguntas “fechadas” que não permitem ao comprador questionar ou refletir sobre outras possibilidades.
6 – Nunca se esqueça do pós-venda
Uma vez concluída a venda, é importante que você continue acompanhando seu cliente. Isso o deixará mais satisfeito e o estimulará a comprar com você outras vezes.
Faça acompanhamentos por telefone, whatsapp, email ou até com visitas in loco e mostre interesse em ajudar e se manter sempre à disposição.
Para entender um pouco melhor sobre como funciona o funil de vendas, vale conferir o vídeo abaixo.
Acompanhe a performance da sua equipe de vendas
Para que a performance da equipe de vendas para o agronegócio seja mais efetiva é fundamental acompanhar indicadores de desempenho, conhecidos como KPIs.
Sigla para Key Performance Indicator, ou seja, indicador-chave de desempenho, os KPIs permitem mensurar a performance das estratégias do negócio, de forma a acompanhar o atingimento das metas previamente definidas.
Link da imagem: Mundo do marketing
Na área de vendas para o agronegócio, alguns são os KPIs que merecem destaque:
- Taxa de conversão – Utilizada para calcular a proporção de clientes que realizaram uma ação pré-definida pelo negócio, passando de uma etapa para outra no funil de vendas;
- Ticket médio – Revela o valor médio que os clientes gastam por pedido no seu negócio, estando, por isso, diretamente relacionado ao faturamento da empresa;
- Lifetime Value (LTV), ou valor do tempo de vida do cliente. Este é outro KPI de vendas que ajuda a entender o quanto o seu negócio fatura com um cliente durante o tempo em que mantém um relacionamento com ele.
- Retorno sobre o Investimento (ROI) – Essa é a melhor forma para entender a eficiência das estratégias de vendas implementadas. O ROI mostra se as ações estão tendo o retorno esperado, sendo uma valiosa fonte de insights para a tomada de decisões no seu negócio.
- Ciclo de venda – Determina o tempo que um usuário leva, desde o primeiro contato, para fazer uma compra. Ciclos menores demonstram a eficácia das estratégias para gerar conversões, enquanto ciclos maiores podem indicar a necessidade de adaptações.
CRM: Faça do seu time uma verdadeira máquina de vendas
Trabalhar com o máximo de informações, dados e KPIs para ter vendas mais precisas e que se convertam bem é uma meta de toda equipe de vendas para o agronegócio.
Sendo assim, o futuro de vendas do agro depende de informações para que vendedores e consultores a campo otimizem sua atividade. Para isso, adotar ferramentas que ajudam na implementação de técnicas de vendas é fundamental para superar metas e fidelizar clientes.
É nesse contexto que um CRM para o agro pode fazer toda a diferença a ponto de conduzir sua equipe para uma verdadeira máquina de vendas.
E os dados comprovam isso: Eles mostram que empresas que automatizaram suas rotinas de vendas tiveram 16% mais probabilidade de atingir metas mais agressivas.
Adotar um CRM dedicado é a garantia de acesso a dados mais precisos que ajudarão no desenvolvimento de melhores estratégias de vendas e tomada de decisões mais eficazes.
Ao centralizar as informações em um único lugar e que pode ser acessado a qualquer momento via smartphone, o CRM permite realizar análises, identificar padrões e oportunidades com base em um panorama geral.
Além disso, com a utilização de uma CRM, os gerentes de vendas conseguem acompanhar o desempenho dos vendedores externos de forma recorrente, permitindo um amplo controle do dia a dia do negócio.
Assim, um eficiente CRM terá a capacidade de contribuir com a excelência dos vendedores, principalmente ao permitir uma vasta gama de possibilidades, tais como:
- Integração das informações de vendas entre empresa, vendedor técnico e cliente;
- Cadastro das informações estratégicas sobre todo o mercado;
- Registro das informações técnicas dos produtores rurais;
- Análise do histórico de compra de produtos e serviços dos clientes;
- Planejamento da logística de visitas, recebimentos e entregas;
- Acompanhamento de metas dos times de venda externos;
- Criação de dashboards (painéis de indicadores virtuais) estratégicos sobre o processo completo de venda;
- Coleta de informações de campo referentes aos produtos rurais por meio de formulários eletrônicos dinâmicos.
CRM Agrointeli: 100% dedicado às vendas no agro
Como vimos neste conteúdo, ter um processo de vendas mais organizado e baseado em informações confiáveis é fundamental para automatizar vendas e ter bons resultados.
E a melhor ferramenta para gerenciar consultores e vendedores à campo é o CRM Agrointeli.
Essa é uma ferramenta 100% dedicada ao agro que ajuda na implementação de técnicas de vendas para que as empresas desenvolvam uma equipe qualificada e preparada para superar suas metas e fidelizar clientes.
A ferramenta CRM Agrointeli – que pode ser utilizada a qualquer momento, mesmo na ausência de sinal de internet – conta com indicadores de performance dos vendedores, promovendo otimização do planejamento das empresas e ajudando a ganhar agilidade no envio de propostas e visitas.
Portanto, não perca tempo, se você quer transformar sua equipe em uma máquina de vendas e de relacionamento, invista agora mesmo no CRM Agrointeli e eleve o patamar da sua empresa.
Conheça a ferramenta CRM Agrointeli e dê o primeiro passo para ter um time de vendas de excelência para o agronegócio.