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Consultoria Agrícola: 16 Soft Skills fundamentais para Profissionais de Vendas no Agro

O grande desafio na consultoria agrícola atualmente tem sido manter uma grande carteira de clientes satisfeitos. Nós últimos dias trouxemos  vários assuntos como 15 dicas de como causar uma boa impressão e 10 dicas valiosas do uso do Rapport nas vendas no Agro. Hoje traremos 16 soft skills que irão ser fundamentais para seu dia-a-dia como consultor.

Recentemente, um leitor que havia participado de vários processos de seleção para Representante de Vendas, e não foi admitido em nenhum, manifestou sua indignação e acreditava que não iria conseguir uma vaga, pois achava que o segmento do Agro, impera o Q.I. (Quem Indica), que as contratações eram carta marcada, e me perguntou o que ele deveria fazer.


Respondi a ele que entendia seu ponto de vista (empatia), mas devolvi com a seguinte pergunta: O que você faz quando tem pessoas ou concorrentes por perto te observando? A resposta dele: faço nada, não quero mostrar como trabalho ou o meu conhecimento!

Na minha opinião, isto explica por que ele não tem tido um bom desempenho das seleções, e nem recebido convites. Esconder-se ou não se expor pode não ser uma boa estratégia! Ou ainda ser um “FAKE” profissional, só para ser aceito ou agradar as demais pessoas.

As Soft Skills, nada mais são do que atributos e competências pessoais do Profissional de Vendas, que o auxilia em sua interação com o Cliente e demais pessoas. Quando bem desenvolvidas, o tornam um representante de vendas com um desempenho excepcional, com resultados acima da média e com grandes diferenciais, percebidos tanto em seus resultados, quanto pelos seus relacionamentos com Clientes e networking.

 As empresas contratantes buscam identificar candidatos, com estas Soft Skills (características pessoais) que não se apresentam no currículo, mas sim, no dia a dia destes profissionais em campo, na lida, quando estão sozinhos ou acompanhados, em seu estado natural de comportamento. O uso de métodos mais estruturados, como um processo de dinâmica de grupo e de Testes de Perfil Comportamental, tem sido cada vez mais usados.

Consultoria Agrícola

Tipos de Soft Skills

As principais Soft Skills de um Profissional de Vendas são:

1. Construção de Relacionamentos

Capacidade de se relacionar com pessoas positivamente, formar redes de mutuamente benéficas para ambos, compartilhando experiências e dicas. Estabelecendo confiança, credibilidade, desejo genuíno de ajudar, harmonia, etc.

2. Contação de histórias

Esta é uma habilidade cada vez mais exigida, todos gostamos de ouvir uma boa história, envolva seus produtos e serviços em casos que ressoem profundamente na mente do seu público-alvo.

3.Escuta Qualificada 

Entender melhor seu Cliente e suas necessidades, é não ter pré conceitos e nem querer enquadrá-los em padrões, chegar aos por quês que o influenciam, suas fraturas emocionais, seus pontos fracos e fortes, suas angústias e desafios pessoais.

4. Gerenciamento do tempo

Este é um recurso tão escasso quanto o dinheiro, ou até mais. Isto deve ser valorizado, tanto no uso do tempo do Profissional de Vendas, quanto no uso do tempo do Cliente, e a propósito, ele quer ceder cada vez menos tempo, para quem não agrega nada.

5. Habilidade para trabalhar em equipe

O período dos Lobos Solitários está chegando ao fim, as equipes estão no centro da Estratégia e se organizam para serem um Time, onde cada um exerce uma função definida no processo da venda e de forma integrada, com metas e objetivos individuais e do Time. Por isso a necessidade de profissionais serem colaborativos, respeitosos, com habilidades de interdependência.

6. Criatividade e Inovação

Pensar de forma diferente, enxergar as situações de forma diferente, buscar questionar padrões, ir além do que os olhos estão vendo, propondo novos processos, novos serviços, com uma boa dose de inconformismo. Fazer o que ninguém ainda fez!

7. Resolução de Problemas

Pessoas pessimistas e críticas são ótimas para encontrar problemas e defeitos. As empresas esperam que venham acompanhados com possibilidades de solução, aliás, com pelo menos 3 opções para o tomador da decisão, com uma opinião formada da melhor.

8. Flexibilidade

É importante para ter relações interpessoais saudáveis, não se limita a abrir mão de sua forma de pensar ou a estar sempre disponível para o outro, mas também estar aberto a experiências e pensamentos, deixar de lado seus padrões e dar espaço ao novo, sendo mais leves, livres e felizes.

Consultoria Agrícola

9. Adaptabilidade a mudanças

 É a capacidade de se adaptar diante de novos cenários ou transformações, desapegando do passado e do presente, assumindo uma postura voltada para o futuro. Aceitar as mudanças é fundamental, afinal é uma lei natural, e a velocidade da adaptação a mudança pode significar a vida ou a morte de um profissional de vendas.

10. Trabalhar sob pressão

A empresa sempre vai impor certa pressão no ambiente de trabalho e sobre as metas, se espera que o representante de vendas reaja positivamente a ela em suas atividades. Também se espera que o profissional saiba conduzir uma conversa de vendas, sabendo pressionar o cliente do início ao fim, sem comprometer a relação.

11. Ser Grato

Pessoa com mais positividade, que dá atenção as coisas boas que lhe acontecem e não para as ruins, acredita que a reciprocidade gera novas oportunidades, encontra sua motivação, geralmente gentis, generosas e de confiança, promovendo harmonia e equilíbrio no ambiente.

12. Empatia

Esta é uma competência muito explorada nos treinamentos de vendas do Agro, onde se espera que o representante de vendas saiba se relacionar, com as experiências emocionais do seu Cliente, aumentando sua compreensão do outro e facilitando a construção de relacionamentos. Apesar de ser pouco abordada é essencial, também para o entendimento das motivações do seu empregador, das percepções do seu colega de equipe ou do foco de seu superior, podendo guiar suas ações em relação aos demais.

13. Integridade

Quando em suas ações e comportamentos em relação ao Cliente, são baseados na ética, na verdade, no respeito ao próximo, na transparência, de forma educada e honrada, tendo como valores a justiça, a igualdade, a honestidade, a legalidade e aos bons costumes.

14. Mentalidade de Crescimento (Growth mindset)

Acreditam que podem desenvolver novas habilidades e podem melhorar aquelas que já possuem. Ao contrário das pessoas que tem uma mentalidade fixa, pessoas com essa personalidade tendem a superar com mais facilidade erros e fracassos, pois acreditam que estão em um processo e podem sempre melhorar.

15. Resiliência 

A vida de um profissional de vendas tem altos e baixos, receber um NÃO é muito mais frequente que um SIM, esta competência demonstra a capacidade de absorver, aprender, melhorar e continuar o trabalho com ele ou uma maior motivação para bater sua meta.

16. Autenticidade 

A pessoa não tenta ser a cópia de outra, vive quem realmente é sem falsidade, não tenta a todo momento agradar outras pessoas, confiante em suas habilidades, conhecimentos, experiências, opiniões e ao mesmo tempo consciente de suas limitações. Tem personalidade marcante, assumem uma posição e são indecisas, são consistentes com suas crenças e valores, são genuínas.

Desenvolva suas Soft Skills ainda mais! Bora Bater Metas!

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Carlos Henrique Silva

Carlos Henrique Silva

Tenho um perfil com foco em Resultados para cumprimento de metas e objetivos, gestão de canais de venda, distribuição e varejo, gestão baseada em indicadores – KPIs, definição e execução de estratégicas comerciais, desenvolvimento de novos mercados, abertura de novos clientes, inteligência de mercado, gestão de budget e forecast, produção e análise de relatórios, positivação de marcas no PDV, liderança e gestão de pessoas para alto desempenho, forte senso de trabalho em equipe, treinamento de vendedores, e auto-gerenciamento.
Carlos Henrique Silva

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Tenho um perfil com foco em Resultados para cumprimento de metas e objetivos, gestão de canais de venda, distribuição e varejo, gestão baseada em indicadores – KPIs, definição e execução de estratégicas comerciais, desenvolvimento de novos mercados, abertura de novos clientes, inteligência de mercado, gestão de budget e forecast, produção e análise de relatórios, positivação de marcas no PDV, liderança e gestão de pessoas para alto desempenho, forte senso de trabalho em equipe, treinamento de vendedores, e auto-gerenciamento.
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gate io hangi ülkenin
gate io hangi ülkenin
2 anos atrás

Thank you very much for sharing. Your article was very helpful for me to build a paper on gate.io. After reading your article, I think the idea is very good and the creative techniques are also very innovative. However, I have some different opinions, and I will continue to follow your reply.

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Marketing Agrointeli
Admin
Marketing Agrointeli
2 anos atrás
Reply to  gate io hangi ülkenin

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