5 avanços da biotecnologia na agricultura

Biotecnologia na agricultura pode até parecer coisa do futuro, mas na verdade nós do campo sempre estivemos trabalhando com ela.

Desde a semente com resistência Bt ou ao glifosato que temos há anos, até culturas com tolerância a seca que começamos a ver hoje.

Nos últimos 20 anos observamos inovações revolucionárias em biotecnologia que nos ajudaram a melhorar nossas colheitas, cultivar de forma mais sustentável e alimentar o mundo com uma dieta mais nutritiva. E vem muito mais por aí.

Por isso, fizemos um compilado com as cinco principais descobertas que já revolucionaram ou prometem revolucionar a agricultura com biotecnologia:

Biotecnologia na agricultura para dar tolerância à seca

A seca é uma enorme ameaça à produtividade agrícola. Com o aumento da temperatura e a precipitação limitada, muitos agricultores podem ver suas colheitas reduzirem drasticamente. 

O problema está piorando à medida que as mudanças climáticas ameaçam prolongar e intensificar as secas. Felizmente, a biotecnologia pode ajudar os agricultores a lidar com isso. 

Em 2013, os agricultores plantaram com sucesso o primeiro milho tolerante à seca de biotecnologia no cinturão do milho dos Estados Unidos, uma região do Centro-Oeste do país conhecida pela seca. 

Nesse sentido, um trabalho público na Universidade de Talca, no Chile, gerou um milho geneticamente modificado capaz de sobreviver a 52 dias sem água. Os pesquisadores inseriram genes de um tomate do deserto de Atacama que mantém 80% da produção em condições de seca extrema.

biotecnologia-na-agricultura

Fonte: Universidade de Talca

Biotecnologia na agricultura para as plantas resistirem às doenças

A descoberta de genes que podem permitir resistência a fungos, bactérias, nematóides e outros patógenos devastadores pode proteger indústrias agrícolas inteiras.

No Havaí, por exemplo, o mamão biotecnológico resistente a doenças é cultivado desde 1998 e foi fundamental para superar o vírus mortal do anel de mamão, que ameaçava acabar com a produção de mamão no país. 

A tecnologia resgatou a indústria do mamão havaiano e incentivou o desenvolvimento de outras variedades resistentes a doenças, como árvores frutíferas resistentes ao vírus da catapora. 

biotecnologia-na-agricultura

Fonte: Mamão papaya resistente a vírus no Havaí – VIB

No futuro, as características de resistência a doenças podem salvar a indústria global de suco de laranja do esverdeamento cítrico e até reviver o castanheiro americano.

Biotecnologia na agricultura: tolerância aos herbicidas 

Essa você já conhece! Com as culturas biotecnológicas tolerantes aos herbicidas, os agricultores têm uma ferramenta poderosa para combater as plantas daninhas. 

Essas culturas oferecem a flexibilidade de escolher herbicidas com características ambientais melhores e de aplicá-los somente quando necessário. 

Eles também apóiam métodos de plantio direto, especialmente a tolerância a glifosato, o que reduz a pegada ambiental da agricultura, ajudando a preservar o solo superficial – um recurso vital para os agricultores, reduzindo as emissões de dióxido de carbono na agricultura. 

Culturas tolerantes a herbicidas são cultivadas desde 1996 e hoje os agricultores podem cultivar variedades de milho, soja, algodão e canola que contêm essa tecnologia útil.

Biotecnologia na agricultura para ter resistência a insetos

A capacidade de cultivar culturas com resistência a insetos ajudou os agricultores de todo o mundo a evitar perdas significativas. 

Variedades de milho, por exemplo, foram modificadas para conter uma proteína inseticida de um microorganismo do solo que ocorre naturalmente (Bt) que fornece proteção às plantas contra lagartas de milho. 

Existem também variedades de soja e algodão resistentes a insetos e, em 2014, Bangladesh se tornou o primeiro país do mundo a aprovar o plantio comercial de berinjela resistente a insetos. 

Os pesquisadores estimam que, se a berinjela Bt fosse levado para agricultores de outros países como a Índia, poderia aumentar a produção em 37%, reduzindo as aplicações de inseticidas – economizando tempo e dinheiro.

Os benefícios são grandes, mas as responsabilidades de cultivar produtos Bt também. É fundamental a área de refúgio para não perdermos essa biotecnologia na agricultura (como já perdemos algumas). Veja a seguir como e o porquê de fazer refúgio:

biotecnologia-na-agricultura

Fonte: Boas práticas agrícolas

Biotecnologia na agricultura para melhor qualidade nutricional dos alimentos 

Os cientistas das plantas estão usando a biotecnologia para desenvolver óleos de cozinha mais saudáveis, como canola com alto teor oleico e óleos de soja, que não trazem gorduras trans, aumentam o ômega-3 e, finalmente, ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas. 

Há também um enorme potencial que pode ser realizado no mundo em desenvolvimento. Alimentos biotecnológicos com conteúdo nutricional aprimorado podem fornecer nutrição essencial para as crianças, especialmente durante os primeiros 1000 dias críticos de vida, transformando a vida de milhões. 

Por exemplo, uma nova variedade de arroz biotecnológico pode ajudar a reduzir o impacto da deficiência de vitamina A (DAV), responsável por 500.000 casos de cegueira irreversível e até dois milhões de mortes por ano. O Arroz Dourado é enriquecido com beta-caroteno, um composto orgânico que o corpo usa para produzir vitamina A.

Qual é o papel da biotecnologia na agricultura?

A aplicação da biotecnologia na agricultura envolve técnicas científicas, como organismos geneticamente modificados, culturas Bt, plantas mais nutritivas e outros, ajudando a alimentar o mundo de uma forma melhor. Veja mais no infográfico abaixo:

biotecnologia-na-agricultura

Qual é o futuro da biotecnologia agrícola?

A biotecnologia, de certa forma, expandirá e melhorará os produtos agrícolas, a ponto de serem mais eficientes para atender às necessidades humanas. Portanto, com a ajuda da biotecnologia, os futuros produtos agrícolas devem ser capazes de lidar com doenças e enfermidades, com uma combinação de farmácia e agricultura.

Em março de 2019, o governo do Japão anunciou que seguiria o exemplo dos EUA e permitiria que os alimentos produzidos usando ingredientes editados por genes pudessem ser vendidos em seu mercado sem avaliações adicionais. 

Foi relatado na imprensa norte-americana que a adoção de um processo científico mais otimizado para aprovações chinesas da importação de produtos e culturas OGM faz parte das negociações em andamento sobre questões comerciais entre os governos da China e dos Estados Unidos, mas não em geral ainda foi alcançado um acordo sobre todas as questões, incluindo a proteção dos direitos de propriedade intelectual (DPI).

Portanto, cada vez mais veremos a biotecnologia auxiliando na produção agrícola e na nutrição de todo o mundo. Como mensagem final, fique com os benefícios ambientais da biotecnologia agrícola levantados pelo CIB:

biotecnologia-na-agricultura

Ainda resta alguma dúvida em relação as vantagens do MIP ou sobre como implantar esse tipo de manejo em sua lavoura de soja? Deixe o seu comentário abaixo!

Renato Borges

Renato Borges

Filho e neto de produtor rural e sempre com a cabeça em tecnologia. Eleito pela Forbes os jovens mais promissores do Brasil na próxima década. Eleito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) um dos jovens mais inovadores da américa latina. Engenheiro de formação, criou a Agrointeli que é uma plataforma comercial e agronômica em mais de 1000 fazendas, 19 estados, 300 empresas e 5 países.
Renato Borges

Renato Borges

Filho e neto de produtor rural e sempre com a cabeça em tecnologia. Eleito pela Forbes os jovens mais promissores do Brasil na próxima década. Eleito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) um dos jovens mais inovadores da américa latina. Engenheiro de formação, criou a Agrointeli que é uma plataforma comercial e agronômica em mais de 1000 fazendas, 19 estados, 300 empresas e 5 países.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

COMPARTILHE SUA OPINIÃO

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Реферальный код binance

I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article. https://www.binance.com/ru-UA/register?ref=WTOZ531Y

Marketing Agrointeli
Admin
1 ano atrás

Ok. What are your doubts?