Manter uma relação de proximidade com o produtor rural é uma estratégia fundamental para o sucesso das empresas que vendem ao agronegócio. Neste caso, as visitas a campo realizadas por consultores e vendedores tornam-se essenciais.
Bons vendedores querem buscar a melhoria contínua. Créditos: Climate FieldView.
Olhando para o mercado, logo entendemos que as empresas que tiveram sucesso em suas vendas certamente adotaram estratégias de visitas a campo diferenciadas.
Para estas empresas, seus vendedores são parceiros do produtor, entendem seus objetivos e a partir disso, elaboram os recursos necessários para o melhor resultado do ciclo de seus clientes.
No texto de hoje você irá aprender mais sobre os segredos das visitas técnicas a campo e como transformá-las em receitas para o sucesso da sua equipe de vendas.
Acompanhe nosso conteúdo, veja quais são esses segredos e entenda porque inseri-los nas estratégias do seu negócio é essencial.
Visitas a campo: Essenciais para o sucesso do agronegócio
Visitas a campo: 10 milhões de visitas e a busca constante pelo sucesso. Créditos: Folha do Noroeste
10 milhões de visitas a campo: Essa é a estimativa de visitas feitas todo ano por técnicos agrícolas e consultores à produtores rurais, segundo levantamento feito pela ANDAV.
As visitas técnicas realizadas à campo são adotadas para que a empresa tenha um levantamento geral de informações do produtor e da sua propriedade. Consequentemente elas terão uma avaliação cuidadosa sobre a produção e necessidades que podem ser atendidas pelas suas soluções.
Para isso, tanto consultores quanto vendedores buscam realizar vendas e bater as mais desafiadoras metas. Mas boas visitas a campo são também excelentes oportunidades para diferenciar a abordagem da concorrência e ampliar as chances de fidelização do cliente.
Também é importante que a equipe de vendas entenda os objetivos, dores e desafios do produtor para que, a partir disso, sejam elaboradas as soluções para o melhor resultado do ciclo.
Ou seja, é dever do vendedor/consultor se comportar como um parceiro do produtor, contribuindo com o aumento do crescimento da produtividade e da lucratividade de cada cliente.
6 segredos das visitas a campo de sucesso no agronegócio
Se você chegou até aqui é porque você é vendedor ou gerencia uma equipe e está interessado em fazer com que as visitas se tornem cada vez melhores e com maiores níveis de retorno, não é mesmo?
Bons vendedores colocam o cliente no centro de todas as atenções. Créditos: Bumerangue Seguros
Então, confira 6 dos principais segredos que as empresas do agronegócio e seus vendedores de sucesso adotam em suas visitas a campo.
1 – Planejam a visita antecipadamente
Se preparar para tudo o que pode acontecer durante a visita é o ponto de partida que todo vendedor de sucesso realiza. Estes vendedores realizam um período pré-visita muito eficaz para conhecer todas as necessidades que seus clientes podem ter, além de alinhar as expectativas e objetivos a serem alcançados.
Com essas informações em mãos, eles fazem o esboço de um roteiro que contenha o modo de como eles podem conseguir atingir suas metas e atender as necessidades do cliente.
Para saber mais, confira no vídeo abaixo 5 técnicas para marcar uma visita a campo e encantar seus clientes logo na primeira abordagem.
2 – Realizam pesquisas sobre o cliente
Antes de visitar uma fazenda ou propriedade rural, vendedores de sucesso pesquisam tudo o que conseguem sobre o perfil da propriedade e do produtor, a fim de conhecer a sua história e as informações básicas.
Muitos até costumam montar um dossiê quando acham necessário. Para eles “essa perda de tempo” vale muito a pena, isso porque todo esse preparo renderá uma carga de segurança e confiança extra para acertar na visita e, assim, fechar mais um negócio.
3 – Criam uma boa impressão logo na primeira abordagem
Nas vendas para o agro, os vendedores de sucesso levam a máxima da “primeira impressão é sempre a que fica” muito a sério. Eles chegam antes do horário combinado e demonstram sua disponibilidade e vontade.
Além disso, adotam estratégias para quebrar o gelo, adotando uma conversa mais descontraída, mas sempre dentro do contexto de trabalho. Assim, uma piada sem graça ou sem sentido é uma estratégia que dificilmente irá funcionar.
4 – São bastante organizados e transparentes
Cumprir horários é uma premissa fundamental para vendedores de sucesso. Eles entendem que o agendamento de uma visita a campo já é o primeiro compromisso que eles têm com seus clientes.
Sabem também realizar fechamentos, transmitindo todas as informações necessárias para o produtor rural. Também são transparentes em relação aos serviços prestados e produtos oferecidos, mostrando que estão sempre à disposição para futuras necessidades. Já para a empresa, garantir um pós-venda de qualidade também é uma excelente forma de fidelização.
5 – Demonstram conhecimento na área
De forma geral, o produtor rural é capacitado ou no mínimo bastante curioso sobre sua atividade, consequentemente ele é muito exigente, não apenas com a qualidade dos produtos ofertados, mas principalmente com a excelência dos serviços agronômicos.
Por isso, vendedores e consultores de sucesso sempre registram, cadastram e alimentam o produtor de informações sobre o que está sendo feito e o que está sendo planejado. Ou seja, eles demonstram total conhecimento e focam no que, de fato, gera resultado para o produtor. Portanto, siga este exemplo e personalize sua abordagem, mostrando e entregando valor, visita após visita.
6 – Vestem a camisa da empresa
Bons consultores e bons vendedores são entusiastas pelo que fazem. Eles literalmente vestem a camisa da empresa e demonstram ter entusiasmo pelo produto, serviço e pela empresa que representam.
Sem dúvidas, este é um ótimo argumento de venda. Ele é infalível para estabelecer uma boa conexão entre vendedores e clientes. Dessa forma, mostre que você é feliz com o que faz. Seu entusiasmo pode ser transferível e contagioso ao seu possível cliente. Mas cuidado, seus argumentos precisam ser verdadeiros.
Bons vendedores usam tecnologias exclusivas para o agro
Você já percebeu que conhecer o produtor rural e sua propriedade é fundamental para garantir o sucesso das visitas a campo?
Para conseguir isso, o planejamento, a visita e a pós-visita geram uma infinidade de dados, mas cabe aos bons vendedores saber o que fazer com esse alto volume de informação. Neste caso, a tecnologia será uma grande aliada dos profissionais responsáveis pelas visitas à campo.
Além de automatizar as visitas em si, a tecnologia permite acompanhar o planejamento das safras, cadastrar as áreas cultiváveis da propriedade, entender as dificuldades e dores do cliente, além de muitas outras funcionalidades, tudo de forma simples e completa.
Para estes casos, utilizar um CRM dedicado às negociações para o agronegócio é imprescindível. Como melhor opção sugerimos que você conheça o CRM Agrointeli. Essa é uma solução completa para empresas que vendem para o agronegócio.
Considerada uma plataforma completa, o CRM Agrointeli não só otimiza a rotina da equipe de vendas, mas também contribui para que o gestor da empresa acompanhe todos os passos da sua equipe de vendedores durante as rotinas de visitas a campo, inclusive o histórico de informações de cada produtor.
Na ferramenta há uma série de indicadores que podem ser acompanhados. Eles permitem realizar comparações entre visitas e volume de vendas, tudo isso de forma rápida, simples e intuitiva.
Assim, com o CRM Agrointeli, as visitas a campo serão muito mais eficientes, principalmente porque você e sua empresa poderão:
- Registrar todos os dados de visitas a campo no aplicativo;
- Obter relatórios personalizados para cada visita;
- Aumentar a eficiência e agilidade no envio de propostas e visitas;
- Ter indicadores de performance dos vendedores;
Dessa forma, ao combinar o uso de um CRM dedicado ao agronegócio com todas as estratégias de visitas a campo adotadas por vendedores mais experientes, as chances de ótimas conversões de vendas, vendedores e clientes satisfeitos serão muito maiores.
Quer saber mais sobre como o CRM Agrointeli pode melhorar ainda mais a eficiência das suas visitas técnicas a campo? Então solicite uma demonstração gratuita.
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