No meio corporativo, bater metas é o objetivo de praticamente todos os consultores de vendas e vendedores. Porém, nem sempre este é um objetivo que será alcançado com facilidade todos os meses.
Nas vendas para o agronegócio, estipular metas e as dificuldades para alcançá-las todos os meses, são também comuns, principalmente em um segmento cheio de incertezas e dificuldades.
Mas será que você, no papel de vendedor para o agro, precisa passar por essa agonia todo fechamento de mês?
Para passar longe desse sufoco, a recomendação é adotar estratégias e medidas para que, mês após mês, as metas sejam batidas sem maiores problemas.
Confira neste artigo as dicas, recomendações e medidas para atingir metas todos os meses.
Metas de vendas no agronegócio: Por que são tão importantes?
Metas no agronegócio: Essenciais para focar ações e motivar vendedores. Créditos da imagem: Freepik
Em qualquer negócio, adotar metas de vendas é uma estratégia cada vez mais comum. No meio do agronegócio, por exemplo, há uma busca incessante por alta eficiência. Mas se um gestor do agro quiser atingi-la, terá que elaborar metas todo mês.
Essas metas se associam a um cenário em que o PIB do agronegócio foi de 24,8% em 2022, segundo cálculo do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), que mostra a importância do segmento para a economia brasileira.
Assim, o estabelecimento de metas de vendas é benéfico não só para o gestor de uma empresa agro, mas também para os vendedores, que se sentem motivados e focados.
Por meio das metas, o gestor terá acesso ao desempenho individual de seus vendedores e ao rendimento total da equipe. Com isso, ele consegue tomar decisões que resultem em vendas mais assertivas ou atendimentos mais eficientes.
Mas, para que as metas não se tornem um peso para os vendedores, o gestor precisa acompanhar de perto o desempenho de cada representante do seu time de vendas. Adotar uma gestão de vendas é essencial para isso.
Confira abaixo a entrevista do Renato Borges, CEO da Agrointeli, para o programa Bem da Terra, do Canal Terra Viva, sobre a importância da gestão de vendas para empresas do Agro e como elas vão ajudar o negócio a atingir bons resultados.
Com uma boa gestão fica mais fácil para o vendedor visualizar as dicas e recomendações, fazendo com que ele consiga atingir as metas estipuladas, diminuindo sua ansiedade com a chegada do final do mês.
Fatores que frustram vendedores por não atingimento de metas mensais
Como citado, a definição de metas é benéfica tanto para o gestor quanto para os vendedores do agro. No entanto, há alguns fatores que podem frustrar o vendedor, com ele não conseguindo atingir as metas estipuladas.
Estes fatores fazem referência tanto à definição da própria meta quanto ao não entendimento do cenário econômico e suas muitas oscilações.
Neste caso, os seguintes fatores devem ser evitados para que o vendedor do agro não se sinta frustrado com uma meta não batida.
- As metas precisam ser ousadas, mas se forem inatingíveis certamente vão desmotivar o vendedor;
- Definir metas atingíveis, mas não ter planos de incentivo quando são alcançadas. O que o vendedor irá ganhar ao atingir a meta?;
- O gestor define a meta, mas não mantém o constante acompanhamento para realizar ajustes na estratégia quando necessário;
- Não cumprimento de prazos previamente definidos;
- Entender que as metas dizem respeito somente ao volume de vendas, sem considerar os benefícios relacionados ao número de vendas realizadas, novos clientes conquistados e demais fatores como avanços no funil de vendas;
- Não considerar as quedas, aumentos e outras variações do mercado. Ou seja, o gestor e o vendedor não estão atentos aos fatores do momento na hora de estipular as metas de vendas;
- Não documentar tudo que é realizado.
Por fim, um grande erro, talvez o maior, é não utilizar um sistema capaz de ajudar o gestor e o vendedor do agro a definir e acompanhar a evolução do resultado de metas individuais e da sua empresa.
6 Dicas para que as metas sejam batidas todos os meses
Para que uma empresa possa prosperar dentro do segmento agro, suas vendas precisam gerar bons resultados e atender às expectativas e, nada melhor do que estipular metas para alcançar isso.
Mas é praticamente impossível encontrar algum profissional que nunca teve dificuldades em bater suas metas em algum mês do ano.
Como solução, no vídeo abaixo, convidamos você a conferir uma técnica infalível para que vendedores consigam bater metas todo mês.
Mas, além dessa técnica, há algumas dicas que, quando seguidas à risca, podem ajudar todo vendedor a chegar ao final do mês com um sorriso no rosto por ter a meta batida mais uma vez. São elas:
1 – Saber gerenciar seu tempo
Para os vendedores, principalmente aqueles que vão à campo, o tempo é valioso. Por isso, gerenciar o tempo é um bom começo para ter metas atingidas todo mês.
Analise as tarefas do dia e o tempo que você deve gastar com cada uma delas. Veja se você não está procrastinando (deixando para amanhã o que deveria fazer hoje).
Sua rotina diária inclui a negociação, prospecção de clientes, confecção de propostas e, claro, novas vendas durante o mês inteiro. Defina o tempo para cada uma delas e tenha melhores resultados.
2 – Estabelecer metas diárias
Uma das dificuldades dos vendedores é não ter organização para se programar a longo prazo. Uma boa dica para resolver isso é estabelecer metas diárias, usando indicadores como quantidade de ligações, visitas e prospecção de clientes nesse período.
Quando auto estipulamos metas com prazos de um ou poucos dias, há uma maior tendência de conseguir cumpri-las.
Como consequência, o vendedor conseguirá cumprir metas mensais e anuais com maior facilidade.
3 – Criar métricas de avaliação do seu próprio desempenho
Definir métricas diárias é essencial para superar metas mensais com maior facilidade. Créditos da imagem: Freepik
Uma dica interessante para atingir metas com maior facilidade é saber como mensurar seu desempenho individual.
Para isso, faça uma análise combinada entre os clientes que você visita ou faz uma ligação e os esforços demandados para concluir uma venda.
Por exemplo, comece a mensurar dados gerados, como quantas visitas você precisou fazer para fechar uma boa venda, ou quanto tempo gastou para criar um relacionamento com seu cliente.
Quando você cria métricas para se autoavaliar, você será capaz de detectar pontos que precisam de sua atenção e que têm ótimos resultados e precisam servir de exemplo.
4 – Buscar seu constante aprimoramento
Você é um bom vendedor e bate suas metas com certa facilidade? Então possivelmente seu gestor criará metas mais ousadas e você terá que estar preparado para atingi-las no final do mês.
Para isso, busque seu constante aprimoramento. Aumente seus conhecimentos por meio de cursos, palestras e conhecimentos específicos ou até busque um mentor que possa te auxiliar em seu desenvolvimento profissional.
5 – Adotar estratégias para recuperar clientes
Ter clientes que já “ajudaram” você a bater meta, mas não estão mais comprando não significa que eles devem ser esquecidos.
Um dos segredos de como atingir metas de vendas é não somente conquistar novos clientes, mas estudar aqueles que já fizeram negócios com você, mas que estão inativos por alguma razão.
Desenvolva um programa de recuperação desses clientes e utilize meios de retomar o contato com eles. Escute possíveis reclamações e forneça ideias para solucioná-las. Certamente essa é uma boa estratégia para vender mais e bater metas.
6 – Adotar a tecnologia certa
Uma excelente estratégia para controlar as visitas, as métricas de desempenho e as vendas é investir em ferramentas tecnológicas de gestão. O uso de plataformas de CRM (Customer Relationship Management) se destaca neste sentido.
Esse tipo de ferramenta de vendas é de grande valia para vendedores, servindo para organizar negociações e permitindo que os gestores acompanhem as movimentações de cada profissional.
Ao monitorar cada indicador, os gestores podem fazer previsões e adaptar as estratégias. Os vendedores, por sua vez, podem organizar os contatos dos potenciais clientes e verificar informações valiosas para personalizar abordagens.
Ao utilizar um CRM dedicado ao agronegócio, caso do CRM Agrointeli, o vendedor tem total controle de todas as etapas do funil de vendas. Isso permite que ele tome decisões mais assertivas baseadas em dados.
Você sabe qual será o resultado dessas ações? Você, vendedor ou gestor, terá metas batidas todo mês com maior facilidade e sem grandes dores de cabeça. Sua empresa agradece!
Bata suas metas com base em dados e informações. Conheça o CRM Agrointeli e tenha a plataforma completa para a gestão comercial na sua empresa.