A agricultura é uma das áreas mais antigas que se tem registro e o papel que as tecnologias inovadoras desempenham na agricultura é indispensável para o setor.
Os agricultores aproveitam as inovações emergentes de uma forma muito eficaz.
Eles estão a todo o momento adotando novas tecnologias para melhorar suas operações e atender os consumidores com mais eficiência e agilidade.
Em uma escala menor, ferramentas como um carrinho de mão ou um trator pequeno ainda podem ser utilizados para uma ampla gama de serviços.
Porém, a indústria agrícola em geral está sendo muito impactada com o desenvolvimento de alta tecnologia, os exemplos a seguir demonstram apenas algumas das maneiras pelas quais os agricultores de hoje estão utilizando as ferramentas e tecnologias novas.
1. SENSORES DE COLHEITA
A Internet das Coisas (IoT) simplesmente se refere a dispositivos que estão interligados em uma rede, como termostatos inteligentes e monitores de condicionamento físico.
Alguns dos novos dispositivos de IoT são exclusivamente utilizados na agricultura.
Por exemplo, alguns agricultores adotaram o uso de sensores baseados em IoT para monitorar condições como a umidade do solo.

Sensores Gravimétricos- Fonte: USP
Esses dispositivos fornecem regularmente aos agricultores informações importantíssimas sobre as condições do solo como umidade e temperatura.
Isso os ajuda a realizar escolhas de culturas ideais para as condições do solo potencializando o rendimento.
Um dos benefícios oferecidos pela IoT no agro é o aumento da rentabilidade devido à atenção dada a cada talhão da fazenda e da redução de custos que acontece por meio da diminuição de gastos com as aplicações, insumos e tempo.
Além disso, os aplicativos podem ser acessados em todos os lugares que possuírem Internet disponível e o atendimento pode ser feito por e-mail e/ou Whats App, etc.
Como funcionalidade de alguns aplicativos estão presentes mapas de chuva da fazenda, por talhão, para que o produtor possa planejar atividades futuras e entender os resultados atingidos e informações meteorológicas.
Além disso, os aplicativos podem oferecer planejamento para aplicações de insumo (ver aqui a plataforma), planejamento total de maquinário e planilhas com histórico de colheitas.
Outros benefícios são as informações sobre a temperatura do local, volume de chuvas e umidade do solo nas três profundidades da raiz. Por fim, relatórios periódicos são enviados ao produtor.
Estes, mensalmente e ao término da safra abrangem a performance da irrigação e condições monitoradas.
2. DRONES
Os drones também estão transformando a forma como os profissionais da agricultura trabalham.
Um agricultor que possuir uma grande área de terra necessita de uma maneira eficiente para apurar visivelmente as condições de suas culturas.
Com drones, eles conseguem gerar imagens aéreas de suas propriedades com diferentes sensores embarcados que detectam falhas de semeadura/plantio, pragas e doenças.
Desta forma, os drones também permitem que os agricultores tomem decisões mais rápidas, garantindo a prevenção de perdas.
3. SISTEMAS DE GESTÃO E MONITORAMENTO AGRÍCOLA
Muitos fatores interferem no sucesso de uma fazenda.
Um agricultor necessita monitorar as condições das safras, programar a realização do plantio e da colheita, priorizar as tarefas diárias e as de longo prazo, e muitos outros processos.

Imagens NDVI- Índice de Vegetação da Diferença Normalizada da Plataforma Agrointeli.
Gostei Bastante. Parabéns
Obrigado Ricardo