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5 segredos de Visitas a campo de sucesso no Agronegócio

No ambiente do agronegócio, manter uma relação mais próxima com clientes é uma estratégia que toda empresa deve adotar para aumentar as oportunidades de prospecção, vendas e fidelização. Para isso, priorizar as visitas a campo é essencial.

visitas a campo

Visitas a campo – Representando a empresa na propriedade do agricultor. Créditos da imagem: Viralcool.

Ao fazer isso, vendedores e consultores vão avaliar o real potencial da propriedade do cliente, assim como identificar suas necessidades e dores, consequentemente conseguem adotar as melhores estratégias para resolver.

Mas, para agradar o cliente, atendendo sua demanda e ao mesmo tempo conseguir fechar bons negócios, as visitas a campo precisam ter uma gestão otimizada e eficiente, aumentando os resultados. Por isso, elaboramos 5 segredos para que você e sua empresa tenham sucesso em suas visitas a campo dentro do agronegócio.

 

 

Visitas a campo: o que são e porque são tão importantes?

Não é mais novidade para ninguém, o agronegócio brasileiro é muito forte, competitivo e contribui significativamente com a balança comercial positiva da nossa economia. 

E um dos indicadores que mostram o potencial do nosso agronegócio é um levantamento feito pela ANDAV. Esse levantamento estimou que mais de 10 milhões de visitas a campo são feitas todo ano por técnicos agrícolas.

Essas visitas são realizadas com objetivo de, inicialmente, fazer um levantamento geral de informações de toda a propriedade, permitindo uma avaliação cuidadosa sobre o sistema de produção e necessidades que a empresa pode atender.

Assim, a finalidade das visitas a campo é entender as necessidades do cliente e propor soluções viáveis e executáveis para que seus objetivos sejam atendidos, sempre com base em um estudo técnico-financeiro.

Mas, para o sucesso da visita, é importante que a equipe de vendas ou consultores técnicos sejam, acima de tudo, parceiros do produtor para entender seus objetivos e, a partir disso, possibilitar os recursos necessários para melhores resultados.

5 segredos para fazer excelentes visitas a campo

visitas a campo

Nas visitas a campo, o uso da tecnologia é imprescindível. Créditos da imagem: Portal Campo Vivo

 

Visitar clientes para entender suas demandas e oferecer (vender!) as melhores soluções é uma atividade que aumenta a proximidade, gera valor e fortalece a confiança entre vendedor e produtor rural.

Mas, para o sucesso dessa visita, elaboramos 5 segredos bastante importantes:

1 – Tenha suas visitas planejadas antecipadamente

Para evitar gastos e oferecer um atendimento personalizado para cada cliente, você deve ter suas visitas devidamente planejadas. Assim, saiba quem você irá atender na próxima visita, faça um levantamento prévio de informações e chegue preparado para superar expectativas e otimizar o tempo durante as visitas a campo.

 

2 – Mantenha a proximidade com o cliente

Saiba conduzir um diálogo com o produtor/cliente. Esteja apto para tirar suas dúvidas, explique tudo passo a passo e mostre que você sabe como resolver o problema. Outra dica é oferecer demonstrações do produto ou mostrar exemplos de clientes de sucesso que compraram com você. Demonstre empatia e faça a diferença.

Lembre-se: A visita deve buscar sempre o fechamento de uma venda, mas acima de tudo deve tentar criar uma parceria a longo prazo, fidelizando o cliente.

 

3 – Seja organizado e transparente

O primeiro contato com o cliente é essencial. Por isso, se você marcou um horário, você deve cumpri-lo para causar uma boa impressão. Também seja transparente, transmitindo todas as informações necessárias para o produtor. Além disso, se você prometeu alguma facilidade ou benefício, cumpra!

Garantir um pós-venda de qualidade também é uma forma de transparência e fidelização.

crm agrointeli

4 – Acompanhe o produtor

Você deve também priorizar o pós-venda. Somente assim você conseguirá compreender a satisfação do cliente com o serviço ou produto adquirido. Para isso, mantenha um relacionamento próximo com o cliente e mostre a importância dele para a empresa. Isso aumenta as possibilidades de futuras vendas.

 

5 – Faça uso da tecnologia certa

Você já percebeu que ter dados e informações sobre o produtor rural e sua propriedade são essenciais para garantir o sucesso das visitas a campo, não é mesmo? Para coletar, analisar e tomar melhores decisões, o uso da tecnologia é essencial. Um CRM dedicado às vendas para o agronegócio, por exemplo, facilita o dia a dia dos consultores, caso do CRM Agrointeli.

Além de automatizar toda a gestão comercial, este CRM é a solução completa para empresas que vendem para o agronegócio, principalmente por gerar indicadores e metas em um painel simples e intuitivo para tomada de decisão. O CRM Agrointeli também otimiza a rotina da equipe de vendas, contribuindo para que o gestor comercial acompanhe todos os passos da sua equipe e para que as metas sejam batidas.

Desse modo, combinando o uso de um CRM dedicado ao agro com as dicas apresentadas, as chances de ótimas conversões e clientes satisfeitos serão muito maiores.

Quer saber mais? Então confira o vídeo abaixo e conheça 5 Técnicas para marcar uma visita e encantar seus Clientes.

 

O que ninguém nunca te contou sobre o sucesso das visitas a campo

No âmbito do agronegócio, é fundamental que o vendedor ou consultor técnico seja parceiro do produtor e que almeje o crescimento da produtividade de cada um de seus clientes.

Nas visitas a campo, o produtor deve estar sempre no centro das atenções. Créditos da imagem: UPIS

 

Mas há algumas dicas extras que vão ajudar você a alcançar o sucesso das suas visitas, veja:

  • Todo novo cliente é um juiz 

Geralmente, é sempre na primeira impressão que o cliente faz um julgamento do vendedor. A conversa é boa? O vendedor tem credibilidade? Você irá ajudá-lo? Lembre-se, o cliente é um juiz, e tirará conclusões logo no primeiro contato. Por isso, a primeira impressão é imprescindível.

  • Olhe nos olhos 

Você deve agir de uma forma que o cliente sinta sua autoridade, segurança, firmeza, direção e foco. Neste caso, o olhar nos olhos diz muita coisa. Então ao estar falando com o cliente, foque apenas nele, nada de ficar no celular ou outra distração!

  • Use a estratégia do espelho (Rapport)

Acompanhe os movimentos do corpo do cliente, se ele inclinar o corpo a frente faça o mesmo, se recostar para trás repita na mesma intensidade. Quando repetimos os movimentos do cliente, estamos naturalmente deixando-o mais relaxado e se conectando conosco, sincronizando a comunicação.

  • Seja educado 

Por mais que possa parecer óbvio, a educação é primordial. Você pode ter a melhor solução, mas se não tiver educação, haverá comprometimento no fechamento de um negócio.

  • Boa aparência

As pessoas sempre irão avaliar um vendedor com base no que ele veste, no seu carro, nos seus gestos e na sua postura. Lembre-se, você é a imagem da sua empresa na propriedade do cliente.

  • Evite distrações 

Geralmente, a visita a campo ocorre em um pequeno espaço de tempo. Por isso, nesse período evite as distrações ao redor, mantenha-se presente e focado no atendimento do cliente. Desenvolva sua autodisciplina de atenção plena.

  • Tente ser flexível 

Produtores rurais tendem a preferir se conectar e confiar em pessoas parecidas com ela. Portanto quando um vendedor consegue flexibilizar o seu estilo de comunicação, ficando mais parecido com o cliente, mais simpatia esse produtor terá pelo vendedor.

  • Entusiasmo 

Essa dica é essencial. Demonstre entusiasmo pelo seu produto ou solução e transmita isso ao seu cliente. Vale lembrar que o entusiasmo é transferível e contagioso, mas cuidado, nunca deixe de ser verdadeiro.

  • Não use o piloto automático 

Tenha ciência que a cada visita você terá um cliente diferente. Por isso, tenha sempre o cuidado de se preparar para a visita, possivelmente essa seja sua única chance de causar uma boa impressão. Vale ressaltar que os produtores rurais estão cada dia mais exigentes e com conhecimento elevado. Assim, além da qualidade dos produtos ofertados, eles buscam a excelência das visitas. 

Assim, cabe à empresa registrar, cadastrar e alimentar o produtor de informações sobre o cenário atual e o que está sendo planejado. Esse é um passo que pode ser o grande diferencial para as suas visitas a campo. Foque no que de fato gera resultado para o produtor e para sua empresa. Para isso personalize cada visita a campo, mostre e entregue valor ao seu principal ativo.

Aproveite para conhecer as muitas possibilidades que você terá ao adotar um CRM Agro nas suas visitas.

crm agrointeli

Renato Borges

Renato Borges

Filho e neto de produtor rural e sempre com a cabeça em tecnologia. Eleito pela Forbes os jovens mais promissores do Brasil na próxima década. Eleito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) um dos jovens mais inovadores da américa latina. Engenheiro de formação, criou a Agrointeli que é uma plataforma comercial e agronômica em mais de 1000 fazendas, 19 estados, 300 empresas e 5 países.
Renato Borges

Renato Borges

Filho e neto de produtor rural e sempre com a cabeça em tecnologia. Eleito pela Forbes os jovens mais promissores do Brasil na próxima década. Eleito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) um dos jovens mais inovadores da américa latina. Engenheiro de formação, criou a Agrointeli que é uma plataforma comercial e agronômica em mais de 1000 fazendas, 19 estados, 300 empresas e 5 países.
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1 ano atrás

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Marketing Agrointeli
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Marketing Agrointeli
1 ano atrás
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