Se você é gestor de uma empresa com atuação no agronegócio, inevitavelmente você terá que ter um time de representantes de vendas comprometidos. Estes, por sua vez, precisam ser continuamente “cobrados” a bater suas metas.
Gestão da equipe de vendas: É preciso impulsionar representantes comerciais a alcançar metas. Créditos: Sydle
Por isso, para um crescimento contínuo da empresa é dever do gestor identificar as melhores estratégias para extrair de seus vendedores a melhor performance possível, dia após dia!
Mas, erra quem acredita que extrair a máxima performance é cobrar os representantes comerciais continuamente e até penalizá-los quando suas metas não são batidas.
O bom gestor é aquele que impulsiona seus representantes a alcançar todas as metas, e que oferece todas as ferramentas para que isso se torne possível.
Confira algumas dicas para que você impulsione os seus representantes comerciais a alcançar todas suas metas sem que a pressão exigida esteja acima do limite aceitável.
Representante comercial: leva as qualidades da empresa ao cliente!
Representantes comerciais são a imagem da empresa na concepção do cliente. Créditos: A2W
Para empresas que vendem para o agro, o papel dos representantes comerciais é bastante importante. São eles que se relacionam com o cliente, que apresentam o produto/serviço e que realizam vendas.
Porém, sabemos que a rotina dos representantes comerciais, especialmente dentro do agro, exige muito esforço, dedicação e responsabilidade, afinal estes profissionais são a imagem da empresa perante o consumidor.
Organizar o tempo, que acaba ficando escasso em meio a tantas tarefas, e ao mesmo tempo alcançar metas representam um grande desafio para todo profissional com atuação na área.
De forma simplista, cabe ao representante comercial ter a responsabilidade de intermediar as vendas entre empresas ou instituições.
Porém, vender não é sua única função. Esse profissional também precisa executar tarefas administrativas, de relacionamento com o cliente, suporte, e, por vezes, fazer longas viagens para visitar fazendas pessoalmente.
Por que incentivar e impulsionar o time comercial de vendas?
Ter uma equipe de vendas mais motivada e com muita força de vontade para bater metas é vital para o sucesso de qualquer negócio. Para as empresas ligadas ao agronegócio, essa motivação exerce impacto direto nos índices de produtividade e de lucratividade da empresa, além de promover uma cultura organizacional com foco em resultados.
Mas porque ajudar a impulsionar uma equipe de vendas para o agronegócio a vender mais e melhor é tão importante?
A resposta é simples: um representante comercial de vendas engajado e estimulado a bater suas metas realiza com mais afinco suas atividades individuais, pois ele entende que temas ferramentas para alcançar estes objetivos.
Em contrapartida, se ele se sente desmotivado ou desamparado, ele naturalmente terá sua produtividade comprometida. Fato que influencia negativamente o clima organizacional da empresa, além de sua lucratividade.
Exatamente por isso, incentivar o representante comercial a atingir suas metas é essencial em qualquer organização que deseja crescer de uma forma muito mais saudável.
Assim, quando você, como gestor, se preocupa com a motivação dos representantes comerciais, sua empresa será beneficiada de diversas formas, como:
- Diminui a rotatividade: representantes constantemente motivados e que alcançam suas metas não terão o desejo de sair, isso diminui as chances de que ele busque por outras oportunidades;
- Há significativos ganhos na produtividade: representantes motivados se sentem úteis e capacitados para realizar suas metas e concluir suas atividades. Também se empenharem mais para alcançar suas metas;
- O profissional, quando se sente mais valorizado passa a ser mais proativo, adotando uma postura positiva e prestativa.
Como você pôde acompanhar, motivar a equipe de vendas a alcançar suas metas dentro do setor agro garante uma série de vantagens para a empresa e para o próprio representante comercial.
Por isso, se você é o gestor de uma equipe de vendas e está precisando engajar o time, confira algumas dicas no nosso tópico seguinte.
3 dicas para impulsionar a equipe de vendas a atingir suas metas
Para impulsionar a equipe de vendas a ter metas atingidas, vale seguir algumas recomendações bastante simples, mas muito importantes. Confira 3 das principais dicas e coloque em prática em sua empresa do agro.
1 – Elabore as metas em parceria com os representantes comerciais
Quando um vendedor participa do desenvolvimento de determinada meta de vendas dentro da empresa, ele está naturalmente se comprometendo a cumpri-la. Isso impulsiona ele a buscar o que foi prometido.
Por isso, utilize o comprometimento deste representante comercial para garantir que ele irá zelar pelo cumprimento da sua meta.
2 – Ofereça as ferramentas para que o representante tenha todas as informações necessárias
Para vender mais e melhor é imprescindível dar todas as ferramentas para que este profissional conheça seu público e seu comportamento de compra baseado em seus anseios, dores e objetivos.
Por isso, é dever da empresa, em parceria com seus representantes, usar ferramentas diferenciadas (caso do CRM, que veremos a seguir). Essas ferramentas, consequentemente, levarão ao aumento das vendas e atingimento de metas.
Também é interessante fazer um estudo sobre o que as empresas concorrentes para o mesmo produto ou serviço oferecem, como são vistas por seus clientes. Isso gera informações valiosas para que sua empresa consiga se diferenciar.
3 – Faça o monitoramento constante das metas
KPIs: Indicadores de vendas que ajudam a monitorar a performance de vendedores: Créditos: Armac
Você, como gestor, precisa saber o que está acontecendo com o desempenho dos representantes e como o comportamento de toda a equipe comercial exerce influência nas metas a serem alcançadas.
Assim, para impulsionar a gestão da equipe comercial a atingir suas metas, a definição de indicadores é um pilar essencial.
Com estes indicadores, também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicator), é possível mostrar, com exatidão, o resultado de cada estratégia adotada. Isso resulta em recomendações mais assertivas para que a equipe de vendas atinja suas metas.
Na área de vendas, muitos são os KPIs que ajudam a melhorar a estratégia:
- Custo de aquisição de cliente – significa o quanto uma empresa precisa investir para adquirir novos clientes;
- LifeTime Value – estimativa de receita que determinado cliente vai gerar durante todo o período de relacionamento com a sua empresa;
- Custo por lead – Como o nome indica, o CPL permite saber quanto gastamos (investimos) para adquirir um cliente em potencial (lead);
- Retorno sobre o investimento – O ROI é um indicador gerencial usado para saber qual foi o resultado financeiro de um investimento realizado;
- Retenção de clientes – mede a capacidade de um negócio fidelizar os clientes que conquista ao longo do tempo;
- Taxa de atingimento da meta – indicador crucial para a área de vendas. Ao mesmo tempo em que mede a performance dos profissionais, essa métrica também esclarece o desempenho da área;
- Taxa de satisfação da equipe de vendas – Esse é um dos indicadores de desempenho de vendas essencial para medir a performance de uma empresa.
CRM agro: Grande aliado de representantes comerciais no atingimento de suas metas
Para se manter ativo no mercado, as empresas ligadas ao agronegócio precisam investir no aumento da produtividade de seus representantes comerciais e a definição de metas alcançáveis é essencial para isso.
Assim, para estimular a equipe de vendas a atingir suas metas e ajudar a empresa a crescer, o uso de ferramentas especializadas de gestão de vendas e relacionamento com o cliente torna-se imprescindível, caso da ferramenta de CRM.
O CRM, que no inglês significa Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente), caracteriza-se como uma ferramenta que ajuda as empresas no gerenciamento/monitoramento de todo processo de vendas.
Confira o vídeo abaixo e entenda como as ferramentas de CRM ajudam a aumentar as vendas de qualquer empresa.
Mas, é preciso considerar as diferenças e características do agro para escolher o melhor CRM relacionado ao setor. Neste caso, o CRM Agrointeli é a melhor opção!
Exclusivo para as empresas que vendem para o agro, o CRM Agrointeli é uma plataforma bastante útil para gestores de vendas, principalmente devido à vasta gama de possibilidades e vantagens. Ela ajuda tanto no levantamento e organização de dados sobre o mercado, quanto na centralização de todas as informações coletadas.
Exemplo da página de anotações da plataforma CRM Agrointeli. Créditos: Agrointeli
Dessa forma, a ferramenta Agrointeli CRM, além de oferecer a possibilidade de uso off-line, conta com diversos indicadores de performance da equipe de vendas, ajudando a empresa a melhorar a gestão e impulsionar a equipe de vendas a campo da forma certa.
Você quer ter a ferramenta certa para impulsionar sua equipe de vendas a atingir suas metas? Então teste gratuitamente o CRM Agrointeli e escale a performance de seus representantes comerciais.
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