Produtor, Seu Prejuízo Pode Estar Sendo Causado Pela Lagarta-do-cartucho

por Renato Borges 0 Comentário
Produtor, Seu Prejuízo Pode Estar Sendo Causado Pela Lagarta-do-cartucho
Figura 3. Detalhe de lagarta de S. fugiperda com a caraterística do Y invertido bem visível na parte frontal da cabeça
agricultura de precisão. calculo de adubação. software agronomia. software fazenda. planilha de adubação xls. agricultura. software agricultura. tecnologia na agricultura. planilha calculo de adubação. como fazer recomendação de adubação. software agricultura. importancia ndvi agricultura. o que e agro. tabela de adubação. planilhas agricolas. planilha rural gratis.

A lagarta do-cartucho (Spodoptera frugiperda) é uma das principais pragas de sistemas agrícolas e é responsável por grandes prejuízos na agricultura. O ataque deste inseto-praga já foi registrado em todo o continente Americano.

Em 2018 grandes prejuízos foram registrados na África e na Ásia o que fez desta praga ser considerada uma grande ameaça a agricultura mundial.

A LAGARTA-DO-CARTUCHO

A praga ocorre em todo o Brasil e sempre foi considerada a principal praga do milho, contudo, a lagarta-do-cartucho pode se alimentar de diversas outras espécies de planta. Cada vez mais, não somente produtores de milho se preocupam com surtos da lagarta-do-cartucho. Produtores de arroz, feijão soja e algodão têm relatado danos em seus cultivos em decorrência do ataque da praga.

Em soja, a lagarta é normalmente encontrada nos primeiros dias após a germinação da planta, se alimentando das plantas recém emergidas e assim podem comprometer o estande final. No algodão o ataque pode acontecer nas brácteas flores e maçã do algodoeiro, o que representa em diminuição direta na produtividade.

Figuras 2 - Produtor, Seu Prejuízo Pode Estar Sendo Causado Pela Lagarta-do-cartucho

Figura 1. Ataque da lagarta-do-cartucho em flor de algodão

Enquanto que no milho a lagarta pode estar presente durante todo ciclo de desenvolvimento da planta, porém seu dano é maior quanto a lagarta ataca a plantas até o estágio de desenvolvimento de três folhas completamente expandidas (até V3), onde os danos provocados pela praga podem comprometer o crescimento e desenvolvimento da planta.

Figura 3 - Produtor, Seu Prejuízo Pode Estar Sendo Causado Pela Lagarta-do-cartucho

Figura 2. Milho com duas folhas completamente expandidas (V2) e raspagem característica de ataque de S. frugierda

Um dos pontos principais para o sucesso de qualquer controle de pragas na agricultura passa pela correta identificação da espécie de inseto que está causando prejuízos. Diferentemente de outras espécies a lagarta-do-cartucho possui uma característica bem peculiar, ela possui um (“Y”) invertido na parte frontal da sua cabeça, é bem fácil de visualização.

Figura 1 2 273x300 - Produtor, Seu Prejuízo Pode Estar Sendo Causado Pela Lagarta-do-cartucho

Figura 3. Detalhe de lagarta de S. fugiperda com a caraterística do Y invertido bem visível na parte frontal da cabeça

Caso o controle não esteja sendo eficaz, lagartas grandes serão visualizadas no campo e partir delas podemos identificá-las facilmente com a característica mencionada a cima.

Outra forma de monitorar as áreas é utilizando feromônios específicos para a espécie e assim que identificadas os adultos nas armadilhas, distribuídas na área, é indicativo da presença de lagartas na área, o que sugere que o produtor deverá acompanhar mais de perto a lavoura para tomar a decisão de adotar o controle.

O software de monitoramento agrícola - Produtor, Seu Prejuízo Pode Estar Sendo Causado Pela Lagarta-do-cartucho

Medidas para o controle de pragas devem ser realizadas assim que o ataque de pragas atingir o nível de dano econômico. O dano econômico é caracterizado como sendo o nível em que o produtor inicia as perdas econômicas decorrente do ataque da praga e o custo do seu controle é inferior às perdas provocadas pelo ataque da praga.

Existem diversas ferramentas para o manejo da lagarta-do-cartucho, contudo, um ponto importante é que alguns produtos químicos e mesmo tecnologias de plantas Bt já não possuem boa ação contra a lagarta-do-cartucho e por isso a identificação e a correto emprego de táticas de manejo devem ser adotadas. Mas isso discutiremos mais adiante nos próximos tópicos.

Como utilizar o manejo integrado de pragas (MIP) para a lagarta-do-cartucho. Lembre-se produtor de sempre consultar seu engenheiro agrônomo.

Dúvidas?

Ficou com alguma dúvida? Fique a vontade para deixá-las aqui em nossos comentários e não deixe de se inscrever em nossa newsletter para saber quando sai novos artigos. 

Até!

Receba Mais Artigos Como Esse em Seu E-mail

 

Victor Hugo 300x245 - Produtor, Seu Prejuízo Pode Estar Sendo Causado Pela Lagarta-do-cartucho

Artigo produzido por Victor Hugo Duarte da Costa. Engenheiro Agrônomo e mestre em produção vegetal pela UFVJM e Doutor em Biotecnologia Vegetal pela UFLA. Trabalhos com ênfase no uso de agentes microbiológicos no Manejo Integrado de Pragas. Atualmente analista de Pesquisa e Desenvolvimento na Promip – Manejo Integrado de Pragas.


agricultura de precisão. calculo de adubação. software agronomia. software fazenda. planilha de adubação xls. agricultura. software agricultura. tecnologia na agricultura. planilha calculo de adubação. como fazer recomendação de adubação. software agricultura. importancia ndvi agricultura. o que e agro. tabela de adubação. planilhas agricolas. planilha rural gratis.

Deixar uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar tags e atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>