fbpx

5 Tecnologias que estão mudando a Indústria Agropecuária

 agricultura de precisão, cultura, lavoura, irrigação, soja, milho, fazenda, agricultura, tecnologia, agritech, agro, agronegócio, fazendeiro, produtor rural, produtor, agricultor, agricultura digital, soja, milho, cana de açucar, cana, cana- de-açucar, familiar.

A agricultura é uma das áreas mais antigas que se tem registro e o papel que as tecnologias inovadoras desempenham na agricultura é indispensável para o setor.

Os agricultores aproveitam as inovações emergentes de uma forma muito eficaz. Eles estão a todo o momento adotando novas tecnologias para melhorar suas operações e atender os consumidores com mais eficiência e agilidade.

Em uma escala menor, ferramentas como um carrinho de mão ou um trator pequeno ainda podem ser utilizados para uma ampla gama de serviços. Porém, a indústria agrícola em geral está sendo muito impactada com o desenvolvimento de alta tecnologia, os exemplos a seguir demonstram apenas algumas das maneiras pelas quais os agricultores de hoje estão utilizando as ferramentas e tecnologias novas.

 agricultura de precisão, cultura, lavoura, irrigação, soja, milho, fazenda, agricultura, tecnologia, agritech, agro, agronegócio, fazendeiro, produtor rural, produtor, agricultor, agricultura digital, soja, milho, cana de açucar, cana, cana- de-açucar, familiar

1. Sensores de Colheita

A Internet das Coisas (IoT) simplesmente se refere a dispositivos que estão interligados em uma rede, como termostatos inteligentes e monitores de condicionamento físico. Alguns dos novos dispositivos de IoT são exclusivamente utilizados na agricultura.

Por exemplo, alguns agricultores adotaram o uso de sensores baseados em IoT para monitorar condições como a umidade do solo. Esses dispositivos fornecem regularmente aos agricultores informações importantíssimas sobre as condições do solo como umidade e temperatura. Isso os ajuda a realizar escolhas de culturas ideais para as condições do solo potencializando o rendimento.

Um dos benefícios oferecidos pela IoT no agro é o aumento da rentabilidade devido à atenção dada a cada talhão da fazenda e da redução de custos que acontece por meio da diminuição de gastos com as aplicações, insumos e tempo. Além disso, os aplicativos podem ser acessados em todos os lugares que possuírem Internet disponível e o atendimento pode ser feito por e-mail e/ou Whats App, etc.

Como funcionalidade de alguns aplicativos estão presentes mapas de chuva da fazenda, por talhão, para que o produtor possa planejar atividades futuras e entender os resultados atingidos e informações meteorológicas.

Além disso, os aplicativos podem oferecer planejamento para aplicações de insumo (ver aqui a plataforma), planejamento total de maquinário e planilhas com histórico de colheitas. Outros benefícios são as informações sobre a temperatura do local, volume de chuvas e umidade do solo nas três profundidades da raiz. Por fim, relatórios periódicos são enviados ao produtor. Estes, mensalmente e ao término da safra abrangem a performance da irrigação e condições monitoradas.

O software de monitoramento agrícola - 5 Tecnologias que estão mudando a Indústria Agropecuária

2. Drones

Os drones também estão transformando a forma como os profissionais da agricultura trabalham. Um agricultor que possuir uma grande área de terra necessita de uma maneira eficiente para apurar visivelmente as condições de suas culturas. Com drones, eles conseguem gerar imagens aéreas de suas propriedades com diferentes sensores embarcados que detectam falhas de semeadura/plantio, pragas e doenças. Desta forma, os drones também permitem que os agricultores tomem decisões mais rápidas, garantindo a prevenção de perdas.

3. Sistemas de Gestão

Muitos fatores interferem no sucesso de uma fazenda. Um agricultor necessita monitorar as condições das safras, programar a realização do plantio e da colheita, priorizar as tarefas diárias e as de longo prazo, e muitos outros processos.

Sistemas de gerenciamento de fazendas facilitam muito esse processo de gestão. Reunindo todas as informações necessárias em um único aplicativo, um agricultor pode realizar e manter seus planos com muito mais facilidade do que era antes.

Isso é particularmente útil em grandes fazendas com muitos funcionários. Utilizar um aplicativo para certificar que todos entendam suas metas em geral e as de curto prazo, ajuda a manter todos os funcionários em suas tarefas.

4. Monitoramento de Precisão

Os agricultores precisam buscar regularmente novos suprimentos para continuarem trabalhando de forma eficaz. Tudo, desde equipamentos e até mesmo combustível para estes equipamentos, desempenham um papel importante nas operações de uma fazenda.

Com a tecnologia de monitoramento de precisão, os agricultores podem definir com mais precisão quando os principais suprimentos estão terminando. Isso significa que eles conseguem realizar novos pedidos antes de esgotarem totalmente um determinado recurso.

O monitoramento climático é o principal fator responsável por todas as operações na fazenda. Atualmente, a utilização de plataformas que realizam esse monitoramento de temperatura, umidade relativa do ar, pluviometria, velocidade e direção do vento oferecem dados aos agricultores para a tomada de decisão durante as atividades de plantios, pulverizações e colheitas. Mapas NDVI que geram informações do índice de vegetação da diferença normalizada podem oferecer diagnósticos da sanidade das plantas.

AAEAAQAAAAAAAANwAAAAJDFkNTA5YmIwLTU0NTQtNGI2My1iYzQ1LWFkZWNmZDg1NDE1Yg - 5 Tecnologias que estão mudando a Indústria Agropecuária
Mapeamento de Precisão.

5. Culturas Híbridas

Os pesquisadores produziram várias culturas híbridas que oferecem vantagens genéticas que as culturas tradicionais não realizam. Por exemplo, variedades híbridas de milho demostraram utilizar o nitrogênio mais eficientemente, fazendo com que eles produzam mais grãos que o milho sem essa tecnologia. Os agricultores que utilizam esses híbridos podem gerar mais alimentos sem que ocorra a necessidade de mais terras.

Estas cinco tecnologias são apenas alguns exemplos inovadores que vem transformando a indústria agropecuária. Mais uma vez, os produtores de carne e grãos têm usufruído das inovações que surgiram desde o início da própria agricultura. À medida que novas tecnologias surgirem, elas provavelmente encontrarão também usos inteligentes nessa área.

Receba Mais Artigos Como Esse em Seu E-mail

removed and modificated from:  https://www.agritechtomorrow.com/article/2019/01/5-technologies-changing-the-farming-industry/11205

agricultura de precisão, cultura, lavoura, irrigação, soja, milho, fazenda, agricultura, tecnologia, agritech, agro, agronegócio, fazendeiro, produtor rural, produtor, agricultor, agricultura digital, soja, milho, cana de açucar, cana, cana- de-açucar, familiar

agricultura de precisão, cultura, lavoura, irrigação, soja, milho, fazenda, agricultura, tecnologia, agritech, agro, agronegócio, fazendeiro, produtor rural, produtor, agricultor, agricultura digital, soja, milho, cana de açucar, cana, cana- de-açucar, familiar

2 comentários em “5 Tecnologias que estão mudando a Indústria Agropecuária

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós Reduzimos os Custos com Insumos de Nossos Clientes em até 30%.
Quer saber como ? Coloque o seu nome e o seu melhor e-mail abaixo
error: Este conteúdo é protegido!